Empresa de meteorologia MetSul aponta riscos de chuva excessiva com possíveis situações de desastres na região Sudeste.
Um alerta enviado pela MetSul, empresa de meteorologia, diz que a região Sudeste será a próxima a sofrer com chuva extrema, inundações e deslizamentos. Nas últimas semanas, mais de 100 municípios baianos vêm sofrendo com as chuvas intensas, que resultaram em 20 mortes e mais de 30 mil desabrigados.
Esse corredor de umidade responsável pelo excesso de precipitação no estado baiano estará mais ao Sul, resultado em um volume de chuva mais alto. A MetSul reforça que o estado com o maior risco é Minas Gerais, “entretanto, áreas do Rio de janeiro e de São Paulo também podem sofrer com precipitação excessiva”.
As projeções são feitas para os próximos 15 dias. A virada do ano terá um aumento substancial de chuvas principalmente em cidades mineiras. Belo Horizonte deve ser a capital mais afetada, podendo exceder os 200 mm na próxima semana. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro também terão risco aumentado de temporais nestes últimos dias do ano e no começo de 2022.
A MetSul alerta para a possibilidade de deslizamento e enchentes em cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro nos próximos 15 dias. Além disso, não são descartadas as enchentes em São Paulo e Minas Gerais, por causa do transbordamento dos rios.