Desemprego bate recorde no país e chega a 14,4% no trimestre encerrado em agosto

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,4% no trimestre encerrado em agosto e passou a atingir 13,8 milhões de pessoas. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), publicada nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o maior valor já registrado pelo IBGE desde seu início, em 2012.

Ainda, segundo o instituto, o trimestre encerrado em agosto apresentou um aumento de 8,5% frente ao anterior, com cerca de 1,1 milhão de pessoas a mais procurando emprego.

Segundo Adriana Beringuy, analista da pesquisa, o aumento na taxa de desemprego é um reflexo da flexibilização das medidas de isolamento social para controle da pandemia de Covid-19. “No meio do ano, havia um isolamento maior, com maiores restrições no comércio, e muitas pessoas tinham parado de procurar trabalho por causa desse contexto”, diz a analista. “Agora, a gente percebe um maior movimento no mercado de trabalho em relação ao trimestre móvel encerrado em maio”, explica.

Por CNN Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Economia
.