Nuvem de formigas sobrevoa Reino Unido e aparece como chuva em radar

Agora é preciso adicionar formigas voadoras na lista de insetos que estão aterrorizando algumas partes do mundo em 2020, junto a vespas assassinas, mariposas gigantes e gafanhotos.

O Met Office, serviço nacional meteorológico britânico, divulgou uma imagem de radar que mostrou as formigas sobrevoando a região sudeste do país. “Não está chovendo em Londres, Kent ou Sussex, mas nosso radar diz outra coisa”, informou o departamento no Twitter na sexta-feira (17)

No radar do Met Office surgiu algo que parecia ser chuva, mas um meteorologista da agência afirmou que o tempo estava “seco, quente e ensolarado” naquele momento. A nuvem ficou visível no mapa meteorológico por cerca de duas horas na manhã de sexta.

Os satélites não mostraram nuvens suficientes para produzir chuva na região, segundo a Met Office. Os funcionários da agência suspeitaram que se tratava de insetos pois as partículas não se pareciam com gotas d’água e eram maiores do que elas.

As suspeitas se confirmaram quando os moradores da região começaram a publicar nas redes sociais imagens da nuvem com as hashtags #flyingants (formigas voadoras) e #flyingantday (dia das formigas voadoras).

Também houve relatos da presença dos insetos no leste do Reino Unido, mas eles não apareceram no radar, de acordo com a agência.

As formigas se tornaram uma tradição do verão britânico e muitas pessoas chamam a aparição anual desses insetos de Dia das Formigas Voadoras.

O fenômeno ocorre quando as jovens formigas-rainhas, seguidas pelos machos, deixam seus ninhos para procriar e iniciar novas colônias. As condições meteorológicas precisam estar perfeitas, e é por isso que tantas formigas escolheram voar ao mesmo tempo, de acordo com a Sociedade Real de Biologia (RSB, em inglês).

Apesar de causarem certa irritação, as formigas auxiliam o meio ambiente, afirma a RSB. Elas melhoram a fertilidade do solo e arejam a terra, permitindo que mais água, oxigênio e nutrientes alcancem as raízes das plantas.

Como as formigas não são prejudiciais, a RBS sugere que as pessoas ignorem esses insetos até que eles voem para longe dali por conta própria.

Por CNN Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Mundo
.