11 dicas do Procon/Epitácio para a Black Friday

A Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelos consumidores, está chegando. Tradicional por acontecer sempre na última sexta-feira do mês de novembro, neste ano ela ocorrerá no dia 29. Para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, é importante que o consumidor fique atento, desde já, aos preços dos produtos que pretendem comprar.

 

Para orientar os consumidores, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da Estância Turística de Presidente Epitácio listou algumas dicas para que o consumidor evite problemas e não seja enganado com falsas ofertas:

1 – Evite compras por impulso: avalie bem a necessidade de adquirir determinados produtos antes de comprar. Não caia na tentação de ser atraído por descontos que podem não ser tão vantajosos assim.

2 – Pesquise: a internet oferece diversas ferramentas de pesquisa de preços, além da evolução dos valores em períodos anteriores. Compare o que foi pesquisado com os preços que serão praticados na ‘Black Friday”.

3 – Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido – comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.

4 – Antes de comprar, cheque a reputação da empresa nos cadastros de reclamações do Procon e nas redes sociais.

5 – Consulte a lista da Fundação Procon (www.procon.sp.gpv.br) de sites não recomendados e não caia em armadilhas.

6 – Não utilize computador, tablet ou smartphone de terceiros para efetuar compras pela internet, proteja os seus dados.

7 – Se for efetuar pagamento via boleto, fique atento: verifique se o endereço do site é iniciado com https:// (que é um indicativo de segurança da página. Além disso, mantenha programas de anti-vírus e firewall atualizados. Pois, se algum programa malicioso estiver instalado em seu computador, ele poderá gerar um boleto falso no momento de pagar a compra.

8 – Se possível escolha pagar à vista, assim você evita comprometer o seu orçamento para os próximos meses.

9 – Em que pese à informação de que o produto está sendo vendido e entregue por um parceiro, o titular do site de vendas é responsável solidariamente pela venda, face a expectativa gerada ao consumidor que acessou o site da empresa para concretizar o negócio.

10 – Atente-se ao preço do frete, pois o mesmo pode variar em diversos sites e, por vezes, acabam tornando o valor final da compra maior ainda que o preço do produto originalmente seja maior que o do concorrente.

11 – O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, deverá contatar o Procon para análise de sua documentação e possível abertura de procedimento administrativo.

O Procon de Presidente Epitácio, está localizado à rua São Paulo, n° 3-45, no Complexo Administrativo. Atende através do telefone (18) 3251-8000.

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