Competição rola no dia 15 de março, no píer da orla da cidade com 200 competidores; objetivo é incentivar a prática da atividade física como forma de manter a saúde e o bem-estar

No dia 15 de março Presidente Epitácio promove a 5ª edição do Triathlon. Tradicional no município, a competição vem com o de objetivo incentivar a prática da atividade física como forma de manter a saúde e o bem-estar. A organização aguarda 200 competidores, que é o máximo. As inscrições continuam abertas e seguem até o dia 5 de março ou até atingir o número de participantes desejado.

“Há cinco anos a gente faz essa competição, que é única na região. O triatlo já é tradicional para nós, de modo que reúne os competidores, inclusive, muitos de locais de fora, como de Campo Grande [MS], por exemplo”, explica a organizadora do evento, Simone Noronha.

E neste ano, Simone destaca que a categoria de nível olímpico, que segundo ela, é inédita para todos do local. “É um categoria de nível mais pesado, destinada àqueles que querem quebrar recordes e treinam para isso. Mas todos podem participar porque existem outras etapas com dificuldades menores. Esporte é bom para a saúde e melhorar a qualidade de vida é a nossa intenção”, frisa a organizadora.

 

CATEGORIAS

E PRÊMIOS

Qualquer pessoa acima dos 18 anos poderá participar da competição, tanto do sexo feminino quanto masculino. Simone menciona as quatro categorias: extreme, short, olímpico e decathlon. “Cada uma representa uma dificuldade maior, respectivamente, sendo que a última exclui a necessidade da natação”, explica.

A equipe de revezamento poderá ser somente de homens, de mulheres, ou mista. “Devem conter de dois a três atletas em cada uma. Haverá uma categoria de pessoas com necessidades especiais, de 18 até acima de 60 anos, que deverão participar em equipe. A mesma deve ser supervisionada por um treinador responsável da própria equipe”, detalha.

Como premiação, os três melhores colocados de cada categoria receberão troféus. E dentro de cada um, serão premiados na classificação geral, por faixa etária, no masculino e no feminino. Não haverá premiação em dinheiro.

 

CONDIÇÕES

DA PROVA

De acordo com a organização do evento, o tempo máximo para a realização da prova é de quatro horas. Uma vez expirado esse tempo, “serão desativados os serviços de segurança, infraestrutura e atendimento médico”. Sendo assim, a continuidade, a fim de concluir a participação fica por conta e risco dos participantes.

Além disso, o percurso será aquele determinado pela organização do evento, e o descumprimento implicará em desclassificação. “Haverá fiscais de prova ao longo do percurso para observar o andamento da competição, com autonomia para desclassificar qualquer atleta que não cumpra este regulamento”, acentua.

 

CRONOGRAMA DA COMPETIÇÃO

7h – Concentração dos participantes

7h10 – Largada Extreme masculino

7h15 – Largada Extreme feminino

7h20 – Largada short masculino

7h25 – Largada short feminino

7h45 – Olímpico masculino

7h50 – Olímpico feminino

8h – Duatlhon

11h – Premiação/Encerramento

 

ETAPAS E PERCURSOS

Esporte Categoria
Extreme Short Olímpico Duathlon
Natação 400 m 750 m 1,5 km
Ciclismo 12 km 20 km 40 km 20 km
Corrida 3 km 5 km 10 km 5 km

Fonte: Incentivo Esporte

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Cidade e Região
.