Atividades ecológicas marcam a “Semana do Meio Ambiente” na Pontal Flora

A Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema – Pontal Flora, com sede em Presidente Venceslau, recebe nesta semana alunos e professores das redes de ensino público e privado, bem como projetos socio-educacionais da região, para uma intensa agenda com foco na proteção e preservação ambiental. As atividades marcam mais uma edição da “Semana do Meio Ambiente”, evento também aberto à população em geral.

 

De acordo com o presidente da entidade, José Alberto Mangas Pereira Catarino, a “Semana” já é uma tradição e um compromisso da associação para com a comunidade local e regional, em especial, às crianças. “Desde sua fundação, no ano de 1991, a Pontal Flora tem como foco de suas ações a conscientização para com a preservação do meio ambiente. Ao longo dos últimos 28 anos, dezenas de milhares de crianças, jovens e adultos visitaram o viveiro e tiveram a oportunidade de vivenciarem na prática um pouco do trabalho aqui desenvolvido voltado ao plantio e manutenção de maciços florestais, matas ciliares, dentre outros”, explica José Catarino.

“Para este ano, estamos proporcionando atividades envolvendo também parcerias com escolas e faculdade, consolidando assim a Pontal Flora como um polo de importância regional no que diz respeito à educação ambiental”, enaltece o presidente da associação.

Os visitantes terão até a próxima sexta-feira (08) contato direto com os trabalhos desenvolvidos na produção de variadas espécies de mudas nativas e exóticas. Na área do viveiro, estarão acompanhando os estágios de semeadura, germinação e demais etapas de desenvolvimento das mudas até a fase de expedição dos exemplares destinados ao plantio. Toda a visita é guiada por um funcionário capacitado para auxiliar professores e alunos.

Na visitação há passeio com o bondinho ecológico, que percorrerá todas as dependências da Pontal Flora, incluindo a represa de captação de água para reutilização na irrigação e o arboreto, com mais de 80 espécies diferentes de árvores nativas da região do oeste paulista. Ao final, tem sessão de cinema com vídeo infantil educacional, incluindo distribuição de pipoca e suco.

Na programação da “Semana do Meio Ambiente” haverá demonstrações com técnicas de compostagem apresentadas por alunos do ensino médio integrado ao curso técnico de agropecuária da ETEC “Professor Milton Gazzetti”. Alunos do curso de Pedagogia da Faprev (Faculdade de Presidente Venceslau) também participam oferecendo gincanas e brincadeiras às crianças. Para a sexta-feira, estão previstas oficina de Ikebana – técnica oriental para arranjos florais – direcionada aos pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Presidente Venceslau e dinâmicas educativas coordenadas pela bióloga Rosimeire Aparecida da Costa.

“Esperamos oferecer uma experiência agradável de conhecimento a todos que por aqui passarem, assim como contribuir substancialmente para com os professores no sentido de colocar a disposição nossa estrutura para que estendem suas aulas sobre meio ambiente iniciadas nas escolas de origem”, ressalta José Catarino. Ao final de cada visita, são distribuídas aos participantes sementes de árvores nativas da região, como aroeira pimenteira, pau de amendoim e jacarandá do campo.

Serviço – A visitação à sede da Associação Pontal Flora acontece de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 16h30. Não há qualquer custo aos interessados, bastando apenas agendar previamente através do telefone (18) 3271-3633.

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Sem categoria
.