A Prefeitura Municipal está realizando a Campanha de vacinação contra a Brucelose Bovina, no qual atende aos pequenos produtores do município presentes nas Agrovilas e Assentamentos. Até o momento, 132 bezerras já foram vacinadas pela Secretaria de Agricultura e Pecuária.

 

Segundo a veterinária, Mariana, a vacinação contra Brucelose é obrigatória em todo o país e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Agricultura, no qual é aplicada somente em fêmeas de 3 a 8 meses, além de só pode ser aplicada por médico veterinário cadastrado junto à Defesa Agropecuária.

A campanha de vacinação acontece nos meses de maio e novembro, seguindo o calendário do Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PNCEBT.

O objetivo da campanha é vacinar o rebanho para se proteger contra a Brucelose, uma vez que a doença é uma zoonose, ou seja, que pode passar do animal para o ser humano. Nesse caso, podendo ser transmitida através do leite, carne e fluídos corporais do animal contaminado.

Para mais informações, é necessário entrar em contato com a Secretária de  Agricultura e Pecuária do município pelo telefone (18) 3251-8000.

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Cidade e Região
.