Com foco na humanização, Caps de Presidente Epitácio atende 620 pacientes

Para Saúde, unidade preencheu uma importante lacuna assistencial na atenção aos usuários com transtornos mentais e com vícios em álcool e drogas

Oferecer oportunidade de tratamento diferenciado para que pessoas portadoras de transtornos mentais e com vícios em álcool e outras drogas tenham uma vida mais digna, livre e independente, longe dos hospitais psiquiátricos, é um dos principais objetivos do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) de Presidente Epitácio. Desde 25 de maio de 2017, a unidade atua no município como a principal porta de entrada para o atendimento na área de saúde mental, atendendo atualmente 620 pacientes.

O Caps é especializado no tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. O centro oferece atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médico, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.

Esta equipe avalia o quadro do paciente e indica o tratamento adequado para cada caso. A internação só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no Caps, que também atua nos momentos de crise, nos estados agudos da dependência e de intenso sofrimento psíquico.

O secretário de saúde de Epitácio, Miquéias Alves, explica que a implantação do Caps preencheu uma importante lacuna assistencial na atenção aos usuários com transtornos mentais e necessidades decorrentes do consumo de álcool ou drogas e atenção aos familiares destes dependentes. “Isso muda a nossa forma de ser, pois vemos a dimensão da vida de outro jeito. O Caps resgata as pessoas. É uma segunda chance”, explica.

Com o fechamento de três hospitais psiquiátricos que atendiam à região de Presidente Prudente, os pacientes ficaram desassistidos, já que o cuidado era centrado na internação psiquiátrica como principal recurso da rede. O centro conta ainda com o voluntariado de professores de arte terapêutica, alfabetização, muay thai, natação, jardinagem e horta.

Segundo a prefeita de Epitácio, Cássia Furlan (PRB), o Caps oferece um serviço diferenciado à população no cuidado integral às demandas em saúde mental, desenvolvendo projeto terapêutico singular individual, numa construção conjunta em equipe, paciente, família e outros parceiros fundamentais para atender às necessidades de cada caso.

“Atualmente, enfrentamos uma questão preocupante em relação à saúde mental infanto-juvenil. Muitos jovens com tentativas de suicídio, depressão de grau moderado e severo, bipolaridade, esquizofrenia. Para tanto, o Caps possui profissionais capacitados para atender essa demanda. Em caso de pacientes em situação de desestabilização severa, o mesmo é encaminhado ao serviço de urgência ou emergência do município e, então, conduzido para leito psiquiátrico no hospital de referência na região”, esclarece.

O Caps em Epitácio está localizado na Rua Manaus, 5-50, no Complexo de Saúde.

O Imparcial

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Sem categoria
.