Cometa se aproxima da Terra e pode ser visto a olho nu nas próximas semanas

O recém-descoberto cometa C/2022 E3 (ZTF) vai passar próximo à Terra de forma tão brilhante que poderá ser visto a olho nu. Ele passará em 1 e 2 de Fevereiro de 2023 em seu ponto mais próximo da Terra, a 42 milhões de km de distância do planeta.

C/2022 E3 (ZTF), fará sua aproximação mais próxima do sol, ou periélio, em 12 de janeiro de 2023 e passará rapidamente pela Terra, fazendo sua passagem mais próxima de nosso planeta, seu perigeu, entre 1º e 2 de Fevereiro de 2023.

O cometa, C/2022 E3 (ZTF), foi visto pela primeira vez em Março de 2022, ao passar pela órbita de Júpiter. De acordo com a NASA, é um cometa de longo período que se acredita vir da Nuvem de Oort, a região mais distante do sistema solar da Terra.

Que é “como uma grande bolha de paredes grossas feita de pedaços de gelo de detritos espaciais” que pode ficar ainda maior do que montanhas. Isso significa que o C/2022 E3 (ZTF) fez uma viagem rara e única na vida para estar perto da Terra.

“A maioria dos cometas de longo período conhecidos foram vistos apenas uma vez na história registrada porque seus períodos orbitais são muito, bem, longos”, diz a NASA. “Incontáveis ​​cometas de longo período desconhecidos nunca foram vistos pelos olhos humanos.

Alguns têm órbitas tão longas que, da última vez que passaram pelo sistema solar interno, nossa espécie ainda não existia.”

O astrofotógrafo Dan Bartlett conseguiu capturar uma imagem do cometa em dezembro de seu quintal na Califórnia. Ele foi capaz de ver “estrutura de cauda intrincada” na cauda de plasma do cometa, disse ele, e “as condições estão melhorando”

Observadores no Hemisfério Norte encontrarão o cometa no céu de manhã, enquanto ele se move rapidamente em direção ao noroeste em janeiro. (Ele se tornará visível no hemisfério sul no início de fevereiro.) Saiba mais (FONTE):

https://www.jpl.nasa.gov/

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Tecnologia
.