Em entrevista à Fox Weather, o professor da Universidade George Mason (EUA), Peter Becker, apontou o que considera um “apocalipse da internet” para 2024. De acordo com Becker, uma enorme tempestade solar pode afetar todo o planeta no ano que vem.
O cientista é responsável por desenvolver sistemas de alerta sobre atividades solares que possam prejudicar a tecnologia do mundo.
“A Internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”, disse ele na entrevista.
De acordo com o cientista, esta é a 1ª vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano.
Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, o Ciclo Solar 25, que prevê uma supertempestade solar, deve ocorrer antes do previsto.
Inicialmente, estudos mostravam que uma atividade solar deste tamanho aconteceria somente em julho de 2025.
Porém, Becker sugere que a fase mais intensa da tempestade será no ano que vem.
A rede elétrica, os cabos de fibra ótica, sistema de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação também podem sofrer danos que não devem ser reparados por meses devido uma futura tempestade solar.
Gazeta Brasil