Epitácio participa da Semana Estadual de Mobilização e Controle à Leishmaniose

Durante toda esta semana a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio participou da Semana Estadual de Controle e Combate à Leishmaniose.

Através da Vigilância Epidemiológica, Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), as equipes estiveram nos ESFs (Estratégia Saúde da Família) da vila Palmira, Alto do Mirante, jardim Real I, vila Tibiriçá e jardim Santa Rosa, fazendo o inquérito canino, que é a atividade de coleta de sangue dos cães para identificar a leishmaniose. Ao todo foram coletados amostras de quase 200 animais.

O objetivo da ação é informar e mobilizar a população para a prevenção e o controle da doença.

Na semana passada uma reunião técnica definiu as estratégias da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose. Segundo a médica veterinária Mariana Soller Batista, além da coleta nos animais, foram realizados a distribuição de panfletos informativos sobre a doença nas Unidades de Saúde. Caçambas para depósito de lixo e entulho serão instaladas em pontos estratégicos do munícipio.

A Leishmaniose é transmitida ao homem por meio da picada do mosquito, após ter picado um animal infectado.

Para evitar a propagação da Leishmaniose, aconselha-se primeiramente evitar a proliferação do mosquito-palha, mantendo o ambiente limpo, livre de entulhos e acúmulo de lixo. Higiene e limpeza são fundamentais.

A prefeita e Presidente Epitácio Cássia Furlan reforça que todos os esforços da administração municipal, através da Secretaria de Saúde, são inválidos se a população não colaborar. “Tanto a Dengue quanto a Leishmaniose se prolifera por falta de manutenção das residências. No caso da Dengue com água parada, e a Leishmaniose através do lixo. Todo o empenho da administração de não tem efeito se a população não se conscientizar dos perigos destas doenças”, reforça a prefeita.

Desde o início de 2019, a Vigilância Epidemiológica confirmou dois casos de leishmaniose visceral em humano no município, além de outros 4 caso com suspeita da doença.

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Sem categoria
.