Estudantes da Escola Sesi realizam coleta de materiais sólidos na orla fluvial

Atividade teve objetivo de conscientização para o bom uso dos recursos hídricos

Depois da teoria trabalhada com os alunos em sala de aula sempre vem a prática. E foi por
esse motivo que os alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio saíram
dos muros da Escola Sesi de Presidente Epitácio no último dia 30 de março e foram a campo,
mais precisamente até a Orla Fluvial, onde realizaram a coleta de resíduos sólidos deixados no
local. A atividade foi realizada em conjunto pelas disciplinas de Geografia e Ciências, com o
objetivo de conscientizar, não apenas os alunos, mas toda a população, sobre a importância de
se conservar e preservar os recursos hídricos no município de Presidente Epitácio.

Ações como esta são importantes para a formação dos alunos e para todos os munícipes, na
avaliação da aluna Laura Martinelli Lima. “Nossa cidade precisa ser cuidada, precisamos ter
um olhar de carinho para o meio ambiente”, explica. “Esses materiais poderiam parar dentro do
rio e impactar diretamente na vida dos peixes e do próprio Rio Paraná”, compartilharam as
aulas Kamily Cristina dos Anjos Rodrigues e Rafaela Bier dos Santos. Para a estudante Ana
Carolina Hipólito Neto, ir a campo também possibilitou que eles sentissem a dificuldade das
pessoas que trabalham com esse tipo de atividade. “Sentimos na pele o cansaço físico da
coleta nos colocando no lugar do próximo, das pessoas que trabalham ali, e reconhecendo a
importância do que eles fazem”.

A sustentabilidade ambiental é um dos grandes temas norteadores inseridos no contexto de
ensino e aprendizagem nas escolas do Sesi-SP. “Consideramos esse tipo de ação muito
significativa. Ela desenvolve a consciência ambiental nos estudantes, moradores de uma
estância turística, e de como é importante estarem conscientes e engajados com as questões
sociais do lugar em que vivem”, conclui Daniela Ziemba, coordenadora pedagógica da escola.

Paulo Ribeiro
Comunicação Sesi-SP

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Sem categoria
.