Na 72ª edição, o evento promove a qualidade de vida por meio do esporte, além de valorizar e celebrar o talento da indústria em diferentes áreas

As quadras, campos e piscinas do SESI Presidente Epitácio recebem neste final de semana, dias 7 e 8 de dezembro, as finais estaduais dos Jogos do SESI 2019. O evento, que chega na sua 72ª edição neste ano, reunirá cerca de 1.000 atletas-trabalhadores de todo Estado de São Paulo na disputa de troféus em 13 modalidades.

O festival do trabalhador, realizado pelo SESI há mais de 70 anos, ao mesmo tempo em que promove a qualidade de vida por meio do esporte, valoriza e celebra o talento da indústria em diferentes áreas. Em Presidente Epitácio neste ano, 90 empresas do Estado de São Paulo brigarão por medalhas nas modalidades coletivas (futebol, futebol sete, futsal, basquete, voleibol e vôlei de praia) e individuais (atletismo, natação, tênis de mesa, tênis de campo, xadrez, pesca e música).

No primeiro dia de provas, sábado (7/12), as competições acontecem a partir das 8h e seguem até às 20h com a disputa da modalidade música. Pela primeira vez na competição, a categoria contará com 10 participantes e encerrará o dia. As rodadas finais do basquete, futebol, futebol de sete, futsal, vôlei, vôlei de praia, tênis de campo e xadrez estão programadas para o domingo (8/12), das 8h às 12h.

As disputas de basquete, futebol de sete, futsal, natação, voleibol, vôlei de praia, tênis de campo e de mesa, xadrez e música acontecem nas dependências do SESI Presidente Epitácio. Além do Centro de Atividades do SESI, algumas competições serão sediadas em outros centros de esporte da cidade. O Estádio Municipal de Presidente Epitácio – Pirangueiro vai sediar as partidas de futebol de campo. Já as provas de atletismo serão realizadas na pista de atletismo da Diretoria de Esporte do município (rua Carlos José dos Santos, 380). A pesca acontece na rua Antônio Felisbino, 5045.

No decorrer do ano, os colaboradores de diferentes companhias participam das fases municipal, estadual e final estadual dos Jogos do SESI, em disputas femininas e masculinas, adulto e máster, coletivas e individuais. Presença confirmada nas últimas edições, Honda, Electrolux, Faber-Castell, Metrô e Correios, são algumas das empresas que incentivam e investem no esporte e qualidade de vida dos seus trabalhadores.

Trabalhando valores como determinação, competência, trabalho em equipe, liderança e fair play, o SESI constrói com os atletas-trabalhadores uma competição saudável e auxilia na promoção da boa convivência dentro e fora do ambiente das companhias em que atuam. Além de proporcionar momentos de descontração e confraternização entre funcionários de empresas de todo o Estado de São Paulo.

Para a especialista em Vida Saudável do SESI-SP, Renata Elisa Lopes, é sempre muito gratificante poder realizar os jogos durante o ano e colher grandes frutos na final. “Nós sabemos que muitos funcionários melhoraram quase em 100% suas qualidades de vida depois que passaram a participar dos Jogos do SESI incentivados por suas empresas. Isso para nós e muito gratificante e nos dá cada vez mais gás para seguir realizando este trabalho”.

“Para este ano a nossa expectativa não é diferente, na verdade, é cada vez melhor. Nesta época é quando encontramos velhos conhecidos, novos competidores e podemos desfrutar de uma competição saudável, em todos os sentidos, desde o esporte como melhoria da qualidade de vida até o trabalho com as competências, como responsabilidade, liderança e união entre equipes”, completou Renata.

O evento conta anualmente com cerca de 30 mil trabalhadores inscritos, 70 cidades envolvidas e mais de 800 empresas participantes. Somente em 2018, a final estadual da competição reuniu cerca de 1.000 colaboradores de 75 empresas atuantes no Estado de São Paulo.

Jogos do SESI: Estímulo do esporte há décadas

Os Jogos do SESI foram realizados pela primeira vez em 1º de maio de 1947, no Estádio Municipal do Pacaembu. À época, o torneio era denominado Jogos Desportivos Operários e reuniu 2.500 atletas de 156 delegações. Foram quatro dias de competição, nas modalidades futebol, voleibol e bola-ao-cesto, com a proposta de homenagear funcionários de indústrias e incentivar a prática de atividades físicas.

Em 1958, os jogos também ganharam caráter de congraçamento com a incorporação de atividades recreativas como bocha, tênis de mesa, xadrez e futebol de salão. No ano de 1960 foi inaugurado o Conjunto Assistencial Modelo Antônio Devisate para concentrar os serviços do SESI, inclusive as competições esportivas. Com a expansão das unidades da instituição no Estado de São Paulo, gradativamente, os jogos foram sendo levados para o interior. Na capital, grandes desfiles realizados no Vale do Anhangabaú marcavam a abertura do evento.

Nos anos 70 e 80, os jogos ficaram mais competitivos. Os desfiles de abertura passaram a valorizar os símbolos olímpicos, ideal criado pelo barão Pierre de Coubertin. Na década seguinte, foram agregadas novas modalidades em função das características regionais das localidades onde fossem realizadas as disputas.

A partir de 2000, o número de participantes passou de 50 mil, confirmando a capacidade de mobilização do esporte e seu poder transformador. Os trabalhadores são estimulados a adotar estilo de vida mais ativo e saudável.

Em 2012 o evento passou a ser chamado de Jogos do SESI e hoje é considerado um serviço socioeducativo, fundamentado na participação, formação e no rendimento, mas com vistas à valorização humana, à promoção social e de estilos de vida saudáveis e ao fortalecimento dos valores positivos passados pelo esporte.

Em 2017, o evento chegou na sua 70ª edição e segue sendo considerado uma das maiores organizações esportivas do país. Os Jogos do SESI contam anualmente com mais de 70 mil trabalhadores inscritos, 60 cidades envolvidas e oferece mais de 50 modalidades esportivas, entre as tradicionais, olímpicas, modalidades lúdicas e de esportes radicais, nas fases: local – assessoria esportiva para a empresa, municipal, regional e estadual.

Serviço:
Jogos do SESI 2019 – Final Estadual
Data/Hora: 7/12 (das 8h às 20h) e 8/12 (das 8h às 12h)
Local: SESI Presidente Epitácio (Rua Graça Aranha, s/n – Vila Recreio, Pres. Epitácio)
ENTRADA GRATUITA

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Cidade e Região
.