A Hora do Planeta® é uma famosa campanha, promovida pela World Wildlife Fund (WWF), que acontece, anualmente, no mês de março. Esse movimento tem como objetivo mandar uma mensagem ao mundo sobre os riscos que o nosso planeta corre, caso não sejam adotadas medidas sustentáveis de desenvolvimento.

A ideia do movimento é bastante simples e consiste em desligar as luzes na data estipulada, a fim de mostrar sua preocupação pelo planeta.

A Hora do Planeta

A Hora do Planeta, que aconteceu pela primeira vez em 2007, na Austrália, é um movimento mundial que, na sua última edição, ocorreu em mais de 190 países e territórios. Esse ato simbólico tenta demonstrar a preocupação da população com o meio ambiente e estimular o desenvolvimento de medidas para conter o avanço de nossos impactos no planeta.

 

O movimento apresenta uma ideia bastante simples: apagar as luzes por uma hora. Esse ato, entretanto, não é capaz de salvar o planeta, mas é fundamental para que toda a população conscientize-se de que é necessário mudar o nosso modelo de desenvolvimento.

Ao apagar as luzes, mostramos que nos importamos com o planeta e que estamos conscientes de que precisamos mudar; reafirmamos também um compromisso com a luta contra o agravamento do aquecimento global e das mudanças climáticas.

De acordo com André Nahur, o coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF Brasil, “A Hora do Planeta inicia a conversa e envolve centenas de milhões de pessoas em todo o mundo em uma verdadeira ação climática”.

O objetivo principal da Hora do Planeta não é promover a economia de energia com as luzes apagadas, e sim despertar o interesse de todos a respeito das questões ambientais. As mudanças no meio ambiente estão ocorrendo, estando cada vez mais claro que nós, humanos, somos os culpados por elas. Sendo assim, o planeta necessita da ajuda de todos e da criação de medidas que possam reverter esse quadro de maneira urgente.

No ano de 2021, a Hora do Planeta ocorrerá no dia 27 de março (sábado), das 20h30 às 21h30. Neste ano, devido à pandemia de covid-19, o evento continuará com atrações on-line, evitando, desse modo, a aglomeração de pessoas. A WWF salienta que, em 2021, a Hora do Planeta terá novidades, como mais de sete horas de Festival Digital Hora do Planeta e um vídeo especial que será liberado, no dia 27 de março, nas redes sociais.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode participar da Hora do Planeta, basta desligar as luzes de sua residência. Como se trata de uma ação voluntária, não existe uma participação total da população e, portanto, a cidade não ficará completamente às escuras. Além disso, as cidades participantes tomam todas as precauções para garantir que as luzes de locais essenciais, como as de ruas e semáforos, continuem acesas.

De acordo com a WWF, em 2018, foram quase 18 mil monumentos e marcos do mundo todo que tiveram suas luzes apagadas. Quanto mais luzes não essenciais são apagadas, maior o efeito do movimento.

 Utilize o dia 27 de março para refletir sobre como você se relaciona com o meio ambiente e como você pode ajudar o planeta.
Utilize o dia 27 de março para refletir sobre como você se relaciona com o meio ambiente e como você pode ajudar o planeta.

No ano de 2020, última edição do evento, a pandemia de covid-19 já havia iniciado e não ocorreram, portanto, as tradicionais atividades presenciais, como oficinas e shows. Apesar da necessidade do distanciamento social, o evento não deixou de existir, ocorrendo de maneira on-line. A Hora do Planeta 2020 ocorreu em mais de 190 países e territórios e gerou 3,1 bilhões de impressões em redes sociais. O tema esteve entre os assuntos mais comentados em 37 países.

No Brasil, mais de 105 mil pessoas acompanharam a programação do Festival Digital Hora do Planeta, o qual durou 12 horas. Foram 3,1 milhões de interações com as redes sociais do WWF Brasil e mais de 21 mil escoteiros, de 517 grupos, participando das atividades on-line. Além disso, a hashtag #HoraDoPlaneta teve mais de 20 mil citações.

Como eu posso participar da Hora do Planeta 2021?

Você pode participar da Hora do Planeta 2021 desligando as luzes de sua casa, das 20h30 até 21h30, no dia 27 de março e compartilhando o vídeo que será lançado, nesse mesmo dia, nas redes sociais da WWF. Você pode também fazer menção ao evento nas suas redes sociais, promovendo, assim, uma maior divulgação desse importante ato.

Ao postar algo relacionado à Hora do Planeta, utilize as hashtags #HoraDoPlaneta, #ConectadoNoPlaneta, #EarthHour ou #Connect2Earth. Você pode também baixar no site da WWF vários bannersgifs, cartazes, vídeos e posts para o WhatsApp, de maneira gratuita, para ajudar na divulgação. Outra forma de participar é gravar um vídeo, de até um minuto, contando por que a natureza e o nosso planeta são importantes para você, postá-lo nas redes sociais e marcar a WWF Brasil na postagem.

Use a sua voz e assine a petição on-line que pede que líderes mundiais realizem ações urgentes para conservar o meio ambiente. Não se esqueça também de fazer sua inscrição no site da WWF. Lá você poderá indicar a forma como participará do evento — acompanhando a segunda edição do Festival Digital, apagando as luzes às 20h30 e postando nas redes, compartilhando o vídeo da campanha nas redes, participando da petição Eu Uso Minha Voz Pela Natureza, enviando uma pergunta para o WWF Responde, entre outras.

Lembre-se de que a Hora do Planeta é um momento de reflexão sobre nosso impacto na Terra e uma forma de mostrar que nos importamos com o meio ambiente. Entretanto, nossas ações de preservação devem acompanhar-nos todos os dias do ano. Sendo assim, utilize esse momento para modificar ou melhorar a forma como você se conecta com o meio em que todos vivemos.

Dicas da WWF para se divertir na Hora do Planeta

Na Hora do Planeta, você pode fazer atividades em sua casa e se divertir, mesmo com as luzes apagadas. Entre as dicas da WWF, estão:

  • Acompanhe o Festival Digital;
  • Jogue jogos de cartas e tabuleiro com as pessoas que vivem na sua casa;
  • Prepare a pipoca e assista a um filme ou uma série;
  • Faça um jantar ou lanche à luz de velas;
  • Tire foto à luz de velas ou tente a técnica “pintura com luzes”, utilizando um tripé e uma câmera em que é possível ajustar a abertura e o tempo de exposição.
  • Faça uma lista de ações que você pode realizar para ajudar o planeta;
  • Faça brincadeira de sombras ou caça ao tesouro com as crianças;
  • Monte uma barraca utilizando lençóis, travesseiros e almofadas;
  • Faça live com os amigos e discuta temas relevantes, como o clima, a biodiversidade, a água, os oceanos, e os alimentos.

Por Uol

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Mundo
.