Os utilitários desenvolvidos serão comercializados sob a marca de cada empresa

Após BMW e Jaguar Land Rover anunciarem uma parceria para o desenvolvimento de tecnologias eletrificadas, Toyota e Subaru também entram na onda das parcerias e irão criar, em conjunto, SUVs 100% elétricos e que serão comercializado sob a marca de cada montadora.

As duas empresas japonesas anunciaram que irão desenvolver conjuntamente uma plataforma dedicada a veículos elétricos a bateria (BEVs) de médio e grande porte. A parceria irá agregar a expertise da Subaru em tecnologias de tração nas quatro rodas com a de produtos eletrificados da Toyota.

Subaru BRZ. Foto: Subaru/Divulgação

A parceria entre as duas montadoras não é novidade. Desde 2005 elas mantém acordos de colaboração comercial e vêm aprofundando essa cooperação em vários campos, incluindo desenvolvimento, produção e vendas de novos produtos, como o Toyota GT 86 e o Subaru BRZ, desenvolvidos em conjunto, em 2012.

Para a Toyota, atualmente, abordar a eletrificação de veículos é obrigatório, devido as questões energéticas e as políticas governamentais de cada país ou região. Bem como as diferenças nas regulamentações ambientais, nas etapas de preparação da infraestrutura e nas necessidades de cada mercado por veículos elétricos.

Toyota GT 86. Foto: Toyota/Divulgação

As japonesas apontam para a velocidade das diversas necessidades de cada mercado e acreditam que seja necessário buscar um modelo de negócios que vá além das convenções, cruzando fronteiras industriais junto com vários tipos de outras entidades que compartilhem suas aspirações.

Segundo elas, o primeiro passo nessa direção é acelerar a produção, reunindo tecnologias que representam os pontos fortes de cada empresa e cooperando sempre que possível. As duas montadoras irão desenvolver uma plataforma dedicada ao BEV, com capacidade para ser aplicada em diversos tipos de veículos, como sedãs e SUVs de segmento C e D.

Diário do Poder

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Tecnologia
.