Nos EUA, empresa de Elon Musk coloca em órbita dois satélites brasileiros

Os equipamentos, chamados Carcará I e II, fazem parte da primeira etapa do Projeto Lessonia, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira.

Um foguete da empresa Space X colocou em órbita, nesta quarta-feira, dois satélites brasileiros. Os equipamentos, chamados Carcará I e II, fazem parte da primeira etapa do Projeto Lessonia, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira.

São satélites de órbita baixa, que serão usados pelo Censipam, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, operado em conjunto pelas Forças Armadas e por agências governamentais. Eles conseguem produzir imagens em alta resolução, mesmo que o céu esteja nublado.

A ideia é vigiar as fronteiras e combater o tráfico de drogas, a mineração ilegal e as queimadas florestais. Também será possível monitorar desastres naturais e atualizar os mapas da região amazônica.

O lançamento dos satélites do Projeto Lessonia 1 ocorreu no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. E foi acompanhado em Brasília, a partir do Centro de Operações Espaciais.

Notícias ao Minuto

 

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Tecnologia
.