Nova gestão da Santa Casa de Epitácio fala sobre avanços após 58 dias de administração

A nova equipe administrativa da Santa Casa de Misericórdia da Estância Turística de Presidente Epitácio, aponta os avanços realizados na unidade de saúde, nestes 58 dias de gestão. O grupo é composto pelo administrador Wallace Augusto de Almeida, Eurico Aguiar (Frei Bento), que auxilia a administração, além do diretor jurídico Lucas França Carlos, e os médicos Luís Ayusso Neto e Pedro Belintani De Maio.

A intervenção da Santa Casa foi decretada no dia 27 de abril deste ano. Após esta data foi constituída uma comissão através de portaria, com representantes do Poder Executivo, Legislativo, Conselho Municipal de Saúde e membros da Santa Casa. No dia 1º de julho, a nova equipe administrativa assumiu oficialmente.

A reorganização dos procedimentos para controlar o processo interno e oferecer atendimento mais humanizado à população foi à primeira atitude tomada pela equipe. Nestas mudanças está a adoção de protocolos em todos os setores da unidade. Com esta reorganização haverá uma economia mensal de R$ 12 a R$ 13 mil mensais.

Um destes protocolos é o ‘Manchester’, que foi aprimorado e diz respeito à classificação dos atendimentos após uma triagem baseada em sintomas e sinais vitais, ou seja, em grau de risco. O estado de cada paciente é determinado por cores – vermelho: atendimento imediato (risco de morte), amarelo: necessidade de atendimento rápido (uma hora), verde: baixo risco do agravo à saúde (duas horas) e azul: sem risco (quatro horas) – que determinam a gravidade e o tempo de espera recomendado para cada atendimento.

Ao todo mais de 120 pessoas são atendidas diariamente no Pronto Socorro da Santa Casa, sendo essencial a organização dos protocolos de atendimento para otimizar a fluidez da assistência prestada.

De acordo com o administrador Wallace Augusto de Almeida, a prioridade do hospital é atender todos com rapidez, não sendo intuito do Hospital que o paciente ‘azul’ aguarde quatro horas para ser atendido.

“Novos contratos e acordos também foram firmados. A repactuação com diversas empresas permitiu, por exemplo, uma economia mensal aproximada de R$ 16 mil, que somado com os ajustes trazidos pela adoção de protocolos médicos, totalizam o montante de cerca de R$ 30 mil mensais, já economizados pela nova gestão. Estes valores serão investidos em outras necessidades da entidade”, explica o administrador.

 

A nova equipe administrativa da Santa Casa explicou ainda que, em conjunto com a Comissão de Intervenção, conseguiram fazer economias, e buscam manter em dia o pagamento dos prestadores de serviço e fornecedores. Os esforços também se concentraram no reajuste de 4% para os funcionários, o qual já foi inclusive executado para algumas categorias.

Os processos de compras também estão sendo reorganizados. Agora, mesmo não sendo obrigatório, todas as aquisições são finalizadas mediante a 3 orçamentos, sempre visando o menor valor e transparência das compras. Houve também a renegociação das dívidas, buscando sempre a queda ou abatimento total de juros e multas, como vem ocorrendo, por exemplo, com a Energisa – Companhia de Energia Elétrica, Oeste Saúde – Plano de Saúde e White Martins – Gases Medicinais.

Além disso, o Portal da Transparência da entidade – www.santacasape.com.br – vem sendo atualizado semanalmente, permitindo assim que qualquer cidadão acompanhe os demonstrativos de receitas e despesas da entidade, incluindo os relatórios de trabalho e atas de reunião da Comissão de Intervenção, os quais começaram a ser divulgados.

Outra mudança significativa para o atendimento foi à alteração do horário de atendimento dos médicos reforços – os chamados médicos Cinderelas – antes os atendimentos começavam às 18 horas e seguiam até a meia noite. Com a mudança o atendimento tem início às 17 horas e segue até às 23 horas, cobrindo assim os horários de pico.

“A intervenção da Santa Casa prioriza principalmente as melhorias no atendimento, que implicam no menor tempo de espera, rapidez nos procedimentos cirúrgicos e resultados de exames”, diz Wallace. “Cada problema que descobrimos, buscamos corrigi-lo imediatamente. O Hospital envolve pessoas, processos e serviços. Estamos buscando diariamente esta aproximação, ouvindo as opiniões. Existe esta abertura para que todos possam fazer parte deste processo de melhorias. Porque se não melhorarmos os processos, não vamos obter o resultado que esperamos”, explica o administrador.

Para ele o resultado acontece depois que o trabalho dentro da unidade for melhorado. “Ao mesmo tempo em que mudamos os processos, temos algumas ações imediatas que são adotadas, Temos certeza que em 3 ou 4 meses o resultado desse trabalho será bem mais visível. Temos que ter muito cuidado nas tomadas das decisões. Uma decisão errada pode implicar em desassistência”, ressalta.

A nova equipe administrativa baseou todas estas mudanças em um relatório elaborado através da equipe de intervenção. “Nosso trabalho é assistencial, e o objetivo é responder com eficiência para todos os pacientes que procuram o Hospital, ou seja, passar uma acreditação para a população, uma relação de confiança. Pequenos ajustes e correções vão impactando dia a dia. O tempo médio para uma gestão mostrar grandes resultados é de no mínimo em um ano. Em seis meses esperamos mostrar muitas mudanças”, finaliza o administrador que destacou o envolvimento da população epitaciana, através de doações, e dos funcionários da entidade, os quais colaboram diariamente com a Santa Casa.

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Sem categoria
.