Acontece neste sábado (30) o Dia D da vacinação contra o Sarampo. A campanha atual tem como público-alvo adultos entre 20 e 29 anos.

O Posto de Saúde da rua São Paulo e o ESF (Estratégia Saúde da Família) do Distrito do Campinal abrem das 8 às 13 horas. Será o último dia da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo.

De acordo com o secretario de saúde Miquéias Alves, jovens e adultos nesta faixa etária são os que mais têm contraído a doença no estado de São Paulo, e reforçou a importância do ato. “Pessoas com idade entre 20 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Quem não tomou, não lembra ou não tem mais a carteirinha de vacinação, precisa procurar uma unidade de saúde”, alertou.

Após o fim da campanha, as doses vão continuar disponíveis nos postos de saúde para todas as faixas etárias, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Vacinação

A vacina é a única forma de se prevenir contra o sarampo. Nas crianças, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Quem tomar essas duas doses fica protegido por toda a vida. Bebês também devem tomar a chamada “dose zero”, aos 6 meses de idade.

Pessoas entre 1 e 29 devem tomar duas doses da vacina com um intervalo mínimo de 30 dias. Entre 30 e 49 anos, a orientação é tomar apenas uma dose.

As vacinas que previnem o sarampo são a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora).

Sarampo

A doença é causada por um vírus que se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Os sintomas são: febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas.

Serviço

Centro Saúde esta localizado à rua São Paulo, nº 1-25. O telefone para informações é (18) 3281-2211.

ESF do Campinal esta localizado à rua Takeo Nishigima, nº 1-60. O telefone para informações é o (18) 3287-1250.

 

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Cidade e Região
.