Programa de equoterapia retoma as atividades no 18º Batalhão

Iniciativa ocorre respeitando as recomendações sanitárias e com a redução do número de estudantes universitários

Por causa das restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o Programa Multidisciplinar na Reabilitação Equestre esteve suspenso por quase um ano e meio, e foi retomado nesta segunda-feira (30). A iniciativa é promovida pela Unoeste junto com a Polícia Militar e as atividades deste semestre ocorrem toda segunda-feira à tarde, no picadeiro de cavalaria do Grupamento de Policiamento Montado vinculado à Força Tática que tem sede no 18º Batalhão em Presidente Prudente. As inscrições já podem ser feitas, conforme a professora do curso de Fisioterapia da universidade, Dra. Maria Tereza Arteiro Prado Dantas que também é a coordenadora do projeto.

O curso de Fisioterapia trabalha questões psicomotoras em treinos de equilíbrio, coordenação e força, dentre outros procedimentos para melhorar o desenvolvimento físico e promover o bem-estar. As atividades são de acordo com as necessidades de cada praticante.  No momento em que a criança está montada no animal que é conduzido pelas rédeas controladas por policiais militares, os acadêmicos instruem e estimulam atividades que promovem os movimentos, usando objetos como bola e argolas.

A moradora do município de Iepê, Miriam Kelly Almeida, está entre as pessoas com filhos sendo atendidos nesta retomada. Seu filho passou por retirada de tumor cerebral, perdeu o equilíbrio e, por recomendação médica, tem a equoterapia como parte do tratamento.  O garoto de oito anos já passou por atendimento do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), em São Paulo. Neste semestre, a intenção da professora Maria Tereza é envolver o curso de Psicologia, se houver disponibilidade na agenda de atividades da graduação.

Há mais de 20 anos

Para o ano que vem, caso se mantenha as orientações sanitárias de momento ou ocorram ainda mais abertura de contatos sociais, está previsto o envolvimento dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Zootecnia, como vinha sendo desde 2018 nessa parceria com o 18º Batalhão. A Unoeste presta o serviço de equoterapia desde 2005, inicialmente, em parceria com o Rancho Quarto de Milha e, até 2017, no Centro de Reabilitação Equestre, no campus 2 da universidade.

Lista para 2022

Essa retomada ocorre com todos os cuidados sanitários, incluindo a redução do número de estudantes universitários levando em consideração o distanciamento e fluxo. Estão sendo atendidas as crianças cujos pais ou responsáveis fizeram as inscrições no começo de 2020, até a suspensão em 17 de março. Interessados em entrar na lista para o 1º semestre de 2022 devem procurar a Clínica de Fisioterapia, no campus I da Unoeste, para o preenchimento da ficha de triagem junto ao serviço de recepção. O local funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 18h.

Assessoria de Imprensa Unoeste

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Cidade e Região
.