Projetos beneficiam animais de pessoas carentes e entidades

Projetos de responsabilidade social da Medicina Veterinária Unoeste já entregaram mais de 12 toneladas de ração e realizaram cerca de 2 mil castrações gratuitas

Atrelar ensino, pesquisa e extensão na formação acadêmica certamente contribui para o desenvolvimento de profissionais socialmente responsáveis. A Medicina Veterinária da Unoeste é um dos exemplos de cursos que tem este compromisso com os estudantes e a comunidade, que é priorizar a qualificação técnica e humanizada. São diversas iniciativas que colocam o acadêmico como protagonista de ações e projetos que visam o bem-estar animal. Inclusive, a graduação já realizou mais de 2 mil castrações gratuitas em Presidente Prudente e fez a doação de mais de 12 toneladas de ração para entidades protetoras dos animais.

Para a diretora do curso, Dra. Glaucia Prada Kanashiro, a formação do profissional inicia-se na vivência diária da realidade em que está inserido, sendo que a realização de ações de extensão é o momento em que o aluno se vê na futura profissão. “Nas ações extensionistas, o estudante passa a perceber o papel que cada um tem dentro da sociedade e como ele pode contribuir para transformar a realidade. Dessa maneira, é um dos momentos que contribui em sua formação crítica e cidadã”.

Ela ainda completa que o curso tem um papel muito importante na região. “A Medicina veterinária realiza diversas ações na cidade e em toda a região. As atividades de cuidados com os animais vão desde a arrecadação de ração até a castração. São vários projetos, trabalho de educação para crianças sobre cuidados com os animais; atendimentos aos pets das instituições parceiras e da comunidade no Hospital Veterinário (HV), tudo isso é parte do trabalho realizado na universidade”, fala.

Projeto realiza castração gratuita

Com mais de 80 mil atendimentos realizados, o HV da Unoeste é o maior centro de atendimentos aos animais no oeste paulista. No hospital já foram realizadas as castrações de diversos animais, incluindo muitos que ainda estão sob a tutela da Pastoral dos Animais da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela; da S.O.S. Animal de Pirapozinho (SP); e da Pastoral dos Animais de Narandiba (SP).

O projeto “Castração é a Solução” é uma ação realizada desde 2016, idealizada por alunos, e segue com a supervisão de professores do curso. A ideia é promover o controle populacional dos animais para evitar transmissões de doenças, atropelamentos e a reprodução desenfreada. Nas ações iniciais o bairro Jardim Morada do Sol, localizado na zona norte da cidade, recebeu a ajuda dos voluntários em parceria com a Casa da Sopa São Francisco de Assis.

Para a coordenadora da casa da Sopa, Luciana Barros da Silva, o trabalho no bairro é grande e as parcerias ajudam na missão. “A parceria com a Unoeste é muito importante para o bairro e para a Casa da Sopa. A comunidade se beneficia, as famílias precisam de ajuda. Com atividades realizadas, o bairro teve um avanço e assim conseguimos atingir todos os moradores. Precisamos de mais ações como essa”, comenta.

Trote do Bem

Sendo pioneira na realização de trotes voltados à responsabilidade social, a Unoeste motiva os alunos a participarem de ações que transformam vidas. Desde 2014, alunos calouros e veteranos do curso de Medicina Veterinária, em parceria com professores e coordenação, arrecadam ração para cães e gatos e distribuem para entidades protetoras de animais do município e da região. Até o 2º semestre de 2021 já foram mais de 12,8 toneladas.

De acordo com Bruna Tureta Gama Moura, secretária voluntária da SOS Animais de Pirapozinho (SP), a iniciativa contribui diretamente com o projeto. “Essa doação feita pela Unoeste é maravilhosa, atendemos cães e gatos e também animais que estão em lares temporário. Tentamos ajudar a todos e por isso toda ajuda é bem-vinda. A universidade sempre nos ajuda em campanhas, em atendimentos no Hospital Veterinário, nas castrações… É uma parceria maravilhosa”.

Mais projetos

Nos últimos dois anos mais de 27 mil pessoas foram diretamente impactadas com as ações de extensão que envolveram cerca de 728 universitários.  O curso realiza feiras de adoção de animais onde os interessados recebem orientações sobre a posse responsável. E também os projetos “Afilhado de 4 patas”; “Sete vidas protegidas”; “Cavaloterapia: Transformando Vidas”; “Juntos na educação ambiental e contra o tráfico de animais silvestres”; “Grupo de atendimento terapêutico para equinos”; e a campanha de diagnóstico de olho seco, glaucoma e uveíte.

Faça Unoeste

A Unoeste é a 2º melhor universidade particular do estado de São Paulo, com base na última divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC/MEC). Para quem busca formação de excelência, a oportunidade é agora! A Unoeste está com inscrições abertas para o maior Concurso de Bolsas da região. Acesse este link para garantir a sua participação.

Trote do Bem: Doação de ração às entidades protetoras dos animais (Foto: Arquivo/Marketing Unoeste)

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Cidade e Região
.