Recursos hídricos regionais é tema de palestra na ETEC venceslauense

Na manhã desta quarta-feira (06) atendendo a convite da direção da ETEC “Professor Milton Gazzetti”, de Presidente Venceslau, o presidente da Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema – Pontal Flora, José Alberto Mangas Pereira Catarino, ministrou palestra para alunos do ensino médio atendidos pela unidade de ensino. Na oportunidade, foi abordada a temática sobre recursos hídricos, com ênfase ao cenário regional e local.

O assunto complementa as atividades educacionais anteriormente trabalhadas em sala de aula e alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Com o uso de material digital, o presidente da Pontal Flora fez um breve histórico da ciência da água e sua evolução com base em relatos históricos e sua ligação direta com o bem-estar e saúde humana.

Outro assunto discorrido junto aos estudantes foi a existência e os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP) juntos a municípios e sociedade civil, orientando e auxiliando nas políticas públicas referentes ao uso das águas, seja desde nascentes, pequenos córregos e riachos até os dois grandes e principais rios existentes na região, sendo o Paraná, na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, e o Paranapanema, limitando os territórios paulista e paranaense.

Catarino destacou também alguns dos trabalhos feitos pela Associação Pontal Flora ao longo de seus 31 anos atuando na preservação do meio ambiente e, consequentemente, dos recursos hídricos regionais, com ações diretas de plantios em Áreas de Preservação Permanentes (APP), produção de mudas de espécies nativas e exóticas, cursos próprios ou em parceria com universidades e esferas de governo, dentre outros.

A Pontal Flora, através de sua diretoria, agradece a ETEC venceslauense, conhecida por sua excelência no ensino, em prestigiar o trabalho da Associação e por abrir espaço em sua concorrida grade de atividades para que alunos tenham um contato mais próximo e com a troca de conhecimentos com a entidade.

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Cidade e Região
.