Tempestade solar atinge a Terra e pode provocar instabilidade na eletricidade e mudanças na cor do céu nos próximos dias

Nos próximos dias, o Planeta Terra poderá sofrer os impactos de diversas tempestades solares identificadas entre o último domingo, 21, e nesta última terça-feira (23). A identificação foi feita pelo Centro de Previsão de Tempo Espacial, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), dos EUA.

As erupções solares podem causar uma tempestade geomagnética na Terra, cujos efeitos estão o surgimento de auroras boreais e instabilidade em aparelhos eletrônicos que funcionam por onda de rádio de alta frequência.

As tempestades solares são provocadas pela emissão de partículas e radiação do Sol. Na Terra, elas podem afetar os sistemas de telecomunicações, satélites e a eletricidade.

“Múltiplas erupções solares e erupções de filamentos solares foram observadas de 21 a 23 de janeiro de 2024. As ejeções de massa coronal (CMEs) associadas foram analisadas e modeladas”, afirma o NOAA em alerta publicado.

“Os resultados destas análises mostram impactos potenciais na Terra já no final do dia 24 de janeiro, com impactos mais prováveis entre 25 e 26 de janeiro de 2024”.

Gazeta Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Tecnologia
.