VEM de Prudente inicia primeiro Índice Breteau do ano para dimensionar proliferação da dengue

Serão vistoriados 3.760 imóveis em toda a cidade durante 15 dias, sendo que o resultado deve ser divulgado em 30 dias; objetivo é definir quantidade de insetos em fase de desenvolvimento

Em Presidente Prudente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), iniciará nesta segunda-feira o primeiro levantamento do IB (Índice Breteau) relativo a 2020, que definirá a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Conforme a supervisora da VEM,  Elaine Bertacco, para realizar o levantamento serão vistoriados 3.760 imóveis em toda a cidade. As visitas serão feitas pelos agentes nos próximos 15 dias. Já o resultado deve ser divulgado em 30 dias.

De acordo com a supervisora, em relação aos casos atualizados da dengue, foram no total 12.050 notificações durante o ano de 2019. Segundo ela, houve 7.607 casos confirmados.

É o primeiro IB de 2020, sendo que a VEM promove três ao ano. O objetivo é dimensionar a densidade larvária do mosquito para que sejam direcionadas ações a fim de combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O Imparcial

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Sem categoria
.