A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Presidente Venceslau analisou caso a caso e chegou à conclusão sobre o motivo de aumento de casos e internações pelo covid-19. Foram dois fatores que contribuíram: eficácia de teste e recebimento de pacientes de outras cidades.

Com as novas ações promovidas, a população começou a ser examinada de forma mais expansiva, com testagem mais eficazes. Os testes adquiridos pela Prefeitura apresentam resultados reais, com índice quase zero de falso negativo.

Quanto às internações verificadas na Santa Casa de Misericórdia, a Secretaria de Saúde apurou que o aumento se deu porque pacientes de Presidente Prudente começaram a ser transferidos para Presidente Venceslau, além de presos do sistema prisional regional.

Segundo a secretária municipal Gisele Costa (Saúde), a instalação de um centro de testagem pela Prefeitura no CEU das Artes impulsionou a testagem da população. “Com isto, começamos a registrar os casos que antes não estavam sendo identificados”.

A secretária também explica que muitos dos casos identificados são de pessoas que não desenvolveram sintomas. Desta forma, os testes estão identificando casos de pacientes que já tiveram a contaminação e que não terão problemas com os sintomas da doença.

Já o prefeito Jorge Duran acrescentou que o trabalho de contenção está sendo feito de forma efetiva, tanto na fase de identificação como no tratamento dos pacientes acometidos pelo covid-19.

“Se houve aumento do número é porque estamos testando mais. E não podemos esquecer que estamos servindo de referência regional para atender pacientes com covid-19”, justificou o prefeito Jorge Duran que revelou que município da região está pedindo vagas aqui porque os leitos de seus hospitais já estão saturados.

O último boletim aponta que o município tem 100 casos positivos, sendo 59 recuperados, 26 em tratamento domiciliar e 06 internados na Santa Casa (04 na UTI e 02 na enfermaria). Quatorze pessoas aguardam resultado de exames.

As informações são da Assessoria de Imprensa.

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Cidade e Região
.