6 sinais de que você precisa de pneus novos

Muitos motoristas têm dúvidas sobre a hora certa de trocar o pneu. Entretanto, é fácil evitar que a peça lhe deixe na mão. Confira dicas de como verificar o estado dos seus pneus.

Como não há uma única regra que se aplique a todos os casos, a maioria das pessoas só percebe que o pneu deve ser trocado quando já é tarde demais. Mas, antes que a situação fique drástica, há vários indicativos de que é hora de comprar um pneu novo.

Confiar apenas na vida útil do pneu informada pelos fabricantes não é uma boa ideia, já que existem diversos fatores que influenciam na sua durabilidade. O tipo de pneu, o modo como o veículo é conduzido, o volume de carga transportada, o clima… Tudo isso pode aumentar ou diminuir a vida útil do pneu – em alguns casos, mais do que a quilometragem indicada pelos fabricantes.

Veja seis sinais de que você precisa de pneus novos:

Desgaste desigual

Se uma parte do pneu está mais gasta que outra, é possível que haja algo errado com a direção e/ou suspensão do veículo. Veículo fora do alinhamento ou cambagem, por exemplo, podem ser a causa do desgaste. Como boa parte dos carros têm cambagem negativa, os pneus ficam mais gastos por dentro do que por fora. Uma boa forma de evitar que isso ocorra é fazer um rodízio dos pneus dianteiros com os traseiros a cada 10 mil quilômetros – inclusive porque os da frente tendem a perder mais borracha que os de trás.

pneu-desgaste

TWI

O TWI (Tire Wear Indicator) é um dos principais indicadores de que os pneus precisam ser trocados. É uma pequena saliência de borracha no interior do sulco do pneu, geralmente indicada por um triângulo ou pela sigla TWI. Esse indicador mostra se o sulco está abaixo de 1,6 mm, que é o mínimo aceitável pela lei. Se estiver abaixo disso, além de comprometer sua segurança, o motorista deve pagar uma multa de R$ 195,33 e perde cinco pontos na carteira.

Há duas maneiras bem simples de descobrir em casa mesmo se os sulcos estão mais baixos que o recomendável. Uma delas é inserir uma moeda de um real entre os sulcos. Se a parte dourada ficar coberta, a profundidade está boa; se não, é hora de trocar o pneu. Você também pode passar a ponta de uma caneta esferográfica no sulco onde se encontra o TWI. Se a caneta passar direto, troque o pneu.

Rachaduras na lateral

As falhas também podem ser vistas na parede lateral ou flanco. Procure por riscos, cortes ou ranhuras. Se encontrá-las, vá imediatamente a uma oficina ou borracharia – pode ser um indício de vazamento de ar ou de que o pneu está prestes a estourar. Quanto mais evidentes as rachaduras, mais grave é a situação.

Pressão incorreta

A pressão dos pneus costuma ser ignorada por muita gente – se o frentista não oferece o serviço, é capaz de passar um longo período sem conferí-la. A calibragem é simples e gratuita e deve ser feita com frequência, desde que se observe as especificações do veículo. Atenção para não deixar o pneu subinflado ou superinflado, ou a peça será prejudicada.

Bolhas e cortes

Os pneus sofrem muitos desgastes quando se trafega em ruas esburacadas. Às vezes, podem se formar bolhas, cortes ou saliências que deixam o pneu mais suscetível a explosões. Nesse caso, reparos podem amenizar o problema, mas só temporariamente. Se isso acontecer com você, troque o pneu o mais rápido possível, para evitar que a situação se agrave.

pneu-bolha

Excesso de vibração

Embora o veículo sempre vibre quando dirigido, é possível identificar se a vibração está normal ou se é uma indicação de que há algo errado. Em se tratando dos pneus, pode ser que não estejam alinhados ou balanceados da maneira correta. O problema também pode ser interno. Ainda que o pneu não sejao principal motivo da vibração, ela pode acabar danificando o pneu. Se sentir que o carro está vibrando mais que o normal, procure um mecânico.

Com essas dicas, você poderá identificar com mais facilidade se há falhas nos seus pneus e trocá-los a tempo.

Bloog Tuning Parts

6 sinais de que você precisa de pneus novos

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Estilo de Vida
.