Brasil passa EUA em população adulta com ao menos uma dose da vacina contra covid-19

Na última quinta-feira (12), o Brasil chegou a 73,9% da população de adultos vacinados com ao menos uma dose do imunizante contra a covid-19. O país superou os Estados Unidos, que até agora têm 71,5% dos maiores de 18 anos com ao menos uma dose da vacina aplicada.

As informações são da plataforma covid19br e do CDC (Centers of Diseases Control), órgão de saúde pública dos EUA, e consideram apenas pessoas maiores de 18 anos.

Na comparação de adultos completamente imunizados contra a doença, o Brasil está bem atrás do país norte-americano: 30,6% contra 61,3%.

Nos últimos sete dias, a média móvel de vacinação no Brasil está em 1,5 milhão de doses aplicadas por dia, o que representa o maior valor registrado desde o início da campanha de imunização contra o coronavírus no país. E a média segue acima de um milhão de doses diárias desde o dia 13 de junho.

Já nos Estados Unidos, essa média chegou a atingir 3,4 milhões de doses em 13 de abril. No entanto, desde então, a vacinação tem caído. Atualmente, a média está em 730 mil doses aplicadas a cada dia.

Os EUA enfrentam agora a dificuldade de ampliar sua campanha de imunização por conta de grupos que são contra a vacina. Para combater esse problema, o país tem adotado medidas como a obrigatoriedade da vacinação nas Forças Armadas.

Ao considerar todos os habitantes, não apenas aqueles maiores de 18 anos, o Brasil também está atrás dos EUA. O Brasil já vacinou, no total e com ao menos uma dose, 54,7% da população, contra 59,2% dos norte-americanos que já receberam uma dose de imunizante.

Vacinação no Brasil

Além disso, o Brasil está atrás no valor de pessoas, de qualquer idade, totalmente imunizadas: são 22,7% dos brasileiros, contra 50,4% dos norte-americanos.

O Brasil também apresenta uma desigualdade no avanço da vacinação entre os estados. São Paulo está mais avançado, com 66,7% da população vacinada com ao menos uma dose. Enquanto isso, o Amapá apresenta o ritmo mais lento do país: 38,8% dos habitantes receberam o imunizante.

No entanto, o estado com maior proporção de pessoas completamente imunizadas é o Mato Grosso do Sul, com 36,5%. Neste quesito, o Amapá também fica por último: apenas 12,1% de seus habitantes estão com esquema vacinal completo.

Por Yahoo

 

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Brasil
.