Avião que estava com 700 quilos da droga pousou em Ivinhema, o outro foi apreendido no MT

A FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou na manhã deste domingo (2), no espaço aéreo de , dois aviões que estavam carregados de cocaína, sendo que uma das aeronaves estava transportando 450 quilos de cocaína e a outra tinha 700 quilos da droga. Um dos pilotos ainda tentou fugir dos caças da FAB, mas acabou sendo forçado a pousar e o piloto foi preso.

A primeira aeronave foi interceptada a nordeste de Campo Grande. A aeronave EMB-720 Minuano foi obrigada a pousar em um aeroporto em Rondonópolis no Mato Grosso depois de ser interceptada pelos caças. O piloto foi preso por policiais federais e 450 quilos de cocaína apreendidos. A outra aeronave, modelo b-58 Baron foi interceptado a sudoeste de Campo Grande, sendo obrigado a pousar em Três Lagoas.

O piloto não obedeceu e fugiu fazendo um  forçado em Ivinhema,  após o trevo da entrada da cidade de Novo Horizonte do Sul, sentido a Naviraí. A primeira equipe a chegar no local foi a Força Tática, com apoio do BPChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar) de  e não encontrou nenhum suspeito, mas buscas começaram a ser realizadas com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira) e  de Dourados.

As ações fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos fronteiriços. O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, classificou a operação como de extremo sucesso.

“Atuamos em duas regiões do país, fazendo interceptações simultâneas. Comprovamos nossa capacidade de controlar múltiplas interceptações e o resultado não poderia ser melhor. Nós comprovamos que o nosso Sistema de Defesa Aeroespacial é capaz de desencadear operações simultâneas de defesa aérea onde quer que seja necessário“, ressaltou 

A droga apreendida deve ser encaminhada à Delegacia de  em Dourados, que ficará a cargo das investigações.

Interceptação

A aeronave não tinha informado seu plano de  e a suspeita é que estivesse carregando drogas. Aviões de caça A 29 e o Super Tucano do Esquadrão Flecha interceptaram o  dando ordem para fazer a aterrisagem, mas quando se aproximava da cabeceira da pista, o piloto arremeteu e fugiu. Policiais federais já estavam à espera nas proximidades da pista para fazer a prisão do piloto e a apreensão da aeronave. 

Em seguida a fuga do piloto foi visto sobrevoando a cidade de Três Lagoas um helicóptero da . Não há notícias do  que foi interceptado. Há pouco, três aviões Tucanos da  pousaram no . Informações são de que a interceptação e o  seriam no aeroporto de Dourados, mas o fato foi negado.   

Midiamax

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Brasil
.