Estado de São Paulo já tem 8,6 mil casos de sarampo

Aumento é de 12,68% em relação à semana anterior, que registrou 7,6 mil

O número de casos de sarampo no estado de São Paulo aumentou 12,68% nesta semana em relação com a semana anterior, quando foram notificados 7.649. Segundo novo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta semana foram confirmados 970 novos casos, totalizando 8.619.

“Não quer dizer que os 970 novos casos foram contraídos nesta semana. Os números vêm aumentando por causa daqueles que ainda permanecem em investigação e quando confirmados alimentam o banco de dados. Provavelmente, quando diminuírem as notificações, as confirmações seguirão a mesma tendência, de queda. Em São Paulo, o período compreendido entre os dias 4 e 10 de agosto registrou o maior pico de notificações —quase 4 mil. De lá para cá tem se observado a diminuição das notificações. A impressão é que estamos no momento de declínio de circulação do vírus do sarampo. “Independentemente disso, é necessário continuar a vacinação, pois essa é a única forma de prevenir a doença”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Até o momento, 12 pessoas morreram em decorrência da doença no estado. Uma bebê de dez meses, de Itapevi, sem histórico de vacina; um menino de um ano, de Francisco Morato (ambos na Grande SP) e um homem de 53 anos, de Santo André (ABC), são as mais recentes vítimas do sarampo, na semana passada.

Diário do Poder

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Brasil
.