É possível ter uma boa produtividade durante o trabalho em casa; veja como
Trabalhar de casa pode ser um desafio para muitas pessoas. As distrações presentes no lar podem ser maiores das que ocorrem no escritório, dificultando que o foco seja mantido durante esse período.
Pedro Panos, coordenador do Grupo de Excelência em Coaching do CRA-SP (Conselho de Administração do Estado de São Paulo), conta que, até quem já possuía a cultura do home office, teve a modalidade intensificada nos últimos tempos com a pandemia no novo coronavírus.
Diante do cenário em que muita gente está trabalhando remotamente, para se prevenir da doença COVID-19, separamos algumas dicas que podem facilitar esse período em casa. Confira a seguir:

1- Faça um acordo em família

De acordo com Pedro, trabalhar de casa envolve um acordo em família – para aqueles que moram com mais gente. Isso significa que é preciso negociar com os filhos, cônjuges ou colegas sobre como será a convivência durante o horário de trabalho.

2- Evite interrupções

A partir do acordo feito com os outros moradores da casa, será combinado que o trabalho não deve ser interrompido durante certos momentos, principalmente aqueles que envolvem ligações e reuniões.

3- Encontre o ambiente adequado

Um ambiente separado dos demais é um dos pontos principais para que não haja distrações durante as atividades, auxiliando na hora de manter o foco. Portanto, veja qual local da sua casa pode ser melhor para seu dia de trabalho.

4- Defina uma rotina

Ter planejado qual será o horário de início, pausa e término do expediente é essencial na hora de embarcar no trabalho remoto. Desta forma, será mais fácil dedicar o tempo para atividades importantes, além de não ultrapassar a jornada habitual, o que pode causar estresse e esgotamento.

5- Defina a rotina de trabalho com o time

Além da rotina pessoal em casa, aqueles que trabalham em equipe devem se atentar aos horários de todos do time, garantido que reuniões sejam feitas pontualmente, além de estabelecer um alinhamento entre a equipe.
Pedro explica que, para quem é gerente ou líder de equipe, não é saudável se obcecar com a fiscalização das atividades feitas pelo time durante o período de home office. “Gerentes podem querer ter os funcionários sob a vista dele, e não é o tempo online que importa, o foco tem que ser no resultado entregue”, conta o especialista.

6- Garanta os recursos tecnológicos

O trabalho remoto pode fazer com que o funcionário necessite utilizar diferentes ferramentas e aplicativos durante esse período. Garantir o entendimento de todas as plataformas facilita a rotina e ainda evita possíveis atrasos nas entregas.

7- Desconecte das redes sociais

As redes sociais, além de chamarem a atenção, também são ferramentas que tomam grande parte do nosso tempo. Se possível, desativar as notificações é uma alternativa que pode auxiliar na hora de manter o foco no home office.

8- Dedique tempo para atividades

A técnica “pomodoro” é uma das ferramentas indicadas por Pedro para o trabalho remoto. Para realizá-la, é necessário marcar no timer do celular ou computador uma quantidade de tempo que será dedicado a uma atividade específica.
Dessa forma, será feito um acordo com você mesmo de que o foco durante esse período seja apenas e, exclusivamente, no trabalho a ser realizado. Isso pode ajudar na hora de cumprir metas e entregas.

Horas vagas também são importantes

Utilizar as horas de folga para atividades prazerosas pode causar um impacto positivo na rotina de trabalho durante o home office. Durante a quarentena, por exemplo, ocupar o tempo livre aumentando a conexão com a família pode ser uma ótima alternativa.
Para Pedro, é essencial fugir do excesso de informação sobre a pandemia, estando munido apenas com as notícias e orientações essenciais para esse período. De acordo com ele, o foco intenso em notícias negativas pode desencadear episódios de ansiedade, frustração e depressão.
“Para quem mora sozinho, vale marcar happy hours via chamada de vídeo com amigos. Procure ter como premissa o fato de que, após o expediente, tem que valer a pena a presença. Seja junto aos familiares ou sozinho, fazer algo que te realize do ponto de vista artístico e lúdico”, finaliza.
(Minha Vida)

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Estilo de Vida
.