Mais de 50% das crianças brasileiras do 2º ano do fundamental não conseguem ler e escrever

Mais da 50% das crianças do Brasil no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não aprenderam a ler e escrever. A informação é da Unicef, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021.

De acordo com a Unicef, os resultados indicam que 56% dessas crianças não foram alfabetizadas na faixa etária esperada e elas se somam, segundo o órgão, a outros milhares de meninas e meninos no Brasil que estão na escola sem saber ler e escrever.

A situação do Brasil já era preocupante antes da pandemia da Covid-19, quando o país registrava quase 40% de crianças não alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental, e se agravou ao longo da emergência mundial.

A oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, afirma que a pandemia da Covid-19 teve um grande impacto nos resultados com a redução dos dias letivos, dificuldade de acesso aos materiais educacionais e a falta de um profissional orientando os alunos de forma próxima.

De acordo com a Ribeiro, a alfabetização é uma etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes e a perda desse momento pode repercutir não só no seu desempenho acadêmico, mas em toda a sua vida.

Gazeta Brasil

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